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Cadastrar Projeto

Para o usuário cadastrar um projeto, deverá acessar a aba de projeto do módulo SIP na página do SPGU e em seguida clicar no ícone “+” para dar início ao cadastro do projeto.


Dados do Projeto

A aba “Dados do Projeto” é dividida nas seguintes sessões:

Responsável

Primeiramente, o usuário do sistema faz a pesquisa do Responsável pelo projeto colocando o CPF do mesmo. Em seguida, deverá clicar no botão “Pesquisar e Adicionar”. Para servidores que possuem mais de uma matrícula e/ou atue em mais de uma unidade com a mesma matrícula, o sistema irá disponibilizar a seleção da matrícula ou unidade complementar, respectivamente, para que o usuário indique qual será o vinculo no projeto. O responsável pelo projeto deverá ser obrigatoriamente um servidor da UNEB.

Após os dados do responsável serem carregados, deverá ser informada a carga horária do respectivo servidor no projeto por período e execução.

Corresponsável

Após o cadastro do Responsável, o usuário deverá informar se o projeto possui Corresponsável. Caso positivo, o usuário deverá realizar a pesquisa do Corresponsável pelo projeto inserindo o CPF e, em seguida, clicar no Botão “Pesquisar e Adicionar”. Para servidores que possuem mais de uma matrícula e/ou atue em mais de uma unidade com a mesma matricula, o sistema irá disponibilizar a seleção da matricula ou unidade complementar, respectivamente, para que o usuário indique qual será o vinculo no projeto. Após os dados do corresponsável serem carregados, deverá ser informada a carga horária do respectivo servidor no projeto por período e execução.

O Corresponsável assumirá o projeto nas ausências e impedimentos do Responsável.

Dados do Projeto

  • Início: Deverá ser informada a data de início do projeto;
  • Término: Deverá ser informada a data de término do projeto;
  • Título do Projeto: Deverá ser informado o título do projeto;
  • Natureza do Projeto: Deverá ser selecionada a natureza do projeto com base nas opções cadastradas;
  • Dimensão do Programa de Gestão: Deverá ser selecionada uma ou mais Dimensões do Programa de Gestão abrangidas pelo projeto;
  • Área Temática: Deverá ser selecionada a área temática do projeto com base nas opções cadastradas. As áreas temáticas serão apresentadas de acordo com a natureza do projeto selecionada;
  • Linha de Extensão: Deverá ser selecionada a linha de extensão do projeto com base nas opções cadastradas.
  • Área de Conhecimento: Deverá ser selecionada a área de conhecimento com base nas opções cadastradas;
  • Subárea do Conhecimento: Deverá ser selecionada a subárea do conhecimento com base nas opções cadastradas. As subáreas do conhecimento serão apresentadas de acordo com a área de conhecimento selecionada;
  • Programa de Pós-Graduação: Deverá ser selecionado o programa de pós-graduação ao qual o projeto está vinculado com base nas opções cadastradas;
  • Linha de Pesquisa da Pós-Graduação: Deverá ser selecionada a linha de pesquisa da pós-graduação. As linhas de pesquisa serão apresentadas de acordo com o programa de pós-graduação selecionado;
  • Palavras-Chave: Deverão ser informadas as palavras-chave do projeto, separadas com um ponto e vírgula (;);
  • Projeto com desembolso: Deverá ser selecionada a opção “Sim” ou “Não” para indicar se o projeto possuirá desembolso. Caso seja selecionado “Sim” será apresentada ao final do projeto a aba “Despesas” para preenchimento;
  • Ação a ser desenvolvida no Projeto: Deverá ser selecionada a ação que será desenvolvida no projeto, com base nas opções cadastradas. Dependendo da ação selecionada, poderá ser necessário informar a modalidade de ensino;
  • Projeto com parceria: Deverá ser selecionada a opção “Sim” ou “Não” para indicar se o projeto possuirá alguma instituição parceira. Caso seja selecionado “Sim” será apresentada ao final do projeto a aba “Instituições Parceiras” para preenchimento;
  • Projeto está associado a um Programa Institucional: Deverá ser selecionada a opção “Sim” ou “Não” para indicar se o projeto está associado a um programa institucional. Caso seja selecionado “Sim” será necessário indicar o Programa Institucional e o Edital, conforme opções cadastradas.

Estrutura do Projeto

A estrutura do projeto deverá ser preenchida, dividida nas seguintes seções:

  • Resumo;
  • Objetivo Geral;
  • Objetivo Específico;
  • Justificativa;
  • Metodologia;
  • Mecanismos Gerenciais de Execução Multi-Institucional;
  • Resultados Esperados;
  • Estratégias de Divulgação;
  • Infraestrutura Disponível;
  • Impactos Econômico-Sociais, Científico-Tecnológicos e/ou Ambientais;
  • Referências.

Observação: Cada seção poderá ter no máximo 5.000 caracteres.


Equipe Executora

Na aba seguinte são cadastrados os membros da Equipe Executora do Projeto. O responsável (identificado em azul) e o corresponsável (identificado em verde) do projeto cadastrados anteriormente serão incluídos automaticamente à equipe executora do projeto.

Para incluir outros membros, o usuário deverá clicar na opção “+” para Cadastrar Membro da Equipe Executora.

Nessa tela, é possível pesquisar membros inserindo a Matrícula (matrícula somente de servidores da UNEB com oito dígitos, ou matrícula de aluno com nove dígitos) ou CPF ou Passaporte para membros com nacionalidade estrangeira.

Observação: o preenchimento deste campo deverá ser apenas com números.

Após o preenchimento da matrícula ou CPF ou Passaporte, o usuário deverá clicar na opção “Pesquisar” para buscar as informações nas bases de dados institucionais. Os dados importados deverão ser conferidos e os seguintes campos preenchidos: Titulação, Lattes, Horas Primeiro Semestre, Horas Segundo Semestre, Ativo e Função. Observação: Caso o servidor pesquisado possua mais de uma matrícula, será necessário selecionar a opção a ser considerada.

Após o preenchimento dos campos como demonstrado acima, clique em “Salvar” para que o membro seja efetivamente adicionado à equipe executora. Podem ser cadastrados vários membros para cada projeto. Após a inclusão de um membro, a tela retorna para que sejam cadastrados outros membros.

Caso o membro da equipe ainda não possua dados cadastrados na base institucional, o responsável pelo projeto deverá preencher todos os campos desta tela, mas como um “pré-cadastro”, pois deverá ser analisado e aprovado pela equipe PROPLAN.

Nesta tela deverá selecionar a opção “Sim” ou “Não” para informar se é estrangeiro e preencher os seguintes campos: CPF, Passaporte (para estrangeiros), Nome Completo, RG, Órgão Emissor, UF do Órgão Emissor, E-mail, Telefone, Titulação, Link do Lattes, Horas Primeiro Semestre, Horas Segundo Semestre. Também deverá selecionar a opção se o membro é ativo ou não; e selecionar a função deste membro no projeto.

Após o preenchimento dos campos como demonstrado acima, clique no ícone “Salvar” para que o membro seja efetivamente adicionado à equipe executora. Podem ser cadastrados vários membros para cada projeto. Após a inclusão de um membro, a tela retorna para que sejam cadastrados outros membros.


Cronograma de Execução

Nesta aba poderão ser cadastradas todas as etapas necessárias à execução do projeto e também os meses que as mesmas serão executadas. Cada etapa deverá ser cadastrada separadamente, para que, após salva, componha o cronograma de execução do projeto.

Ao clicar no botão “+” para Cadastrar Etapa, o usuário deverá identificar qual atividade estará sendo desenvolvida no campo “Etapa” e selecionar os meses onde ocorrerão. Caso a tela seja abandonada sem a confirmação da inclusão ou alteração da etapa, as mudanças serão perdidas.

Observação: Somente serão disponibilizados para seleção os meses contemplados dentro do período do projeto cadastrado.

Após o preenchimento das informações, o usuário deverá clicar em “Salvar” para confirmar a inclusão da etapa no cronograma. Após a inclusão de todas as etapas, seguindo o mesmo procedimento descrito para a aba de Equipe Executora, o usuário deverá clicar em “Salvar” para confirmar o cadastro do Cronograma de Execução.


Metas Esperadas

Nesta aba poderão ser cadastradas todas as metas esperadas após a execução do projeto. Cada meta deverá ser cadastrada separadamente, para que após salva, componha a relação de metas esperadas do projeto.

Ao clicar no botão “+” para Cadastrar Meta Esperada, o usuário deverá selecionar qual o resultado esperado conforme opções cadastradas, a meta esperada (quantidade) e a unidade de medida considerada. Caso a tela seja abandonada sem a confirmação da inclusão ou alteração da meta, as mudanças serão perdidas.

  • Público Alvo

Após a criação da Meta Esperada, é necessário cadastrar o Público Alvo de cada meta, com sua respectiva quantidade e informações complementares. Após a Meta Esperada já criada, é necessário clicar no ícone “V” localizado ao lado direito de cada meta para visualizar o público-alvo cadastrado.

Para cadastrar um novo público alvo, o usuário deverá clicar no botão Adicionar “+“, conforme imagem a seguir.

Após clicar no botão “+” para Cadastrar Público Alvo, o usuário deverá selecionar qual o público alvo conforme opções cadastradas, a quantidade e inserir informações complementares, caso necessário. Caso a tela seja abandonada sem a confirmação da inclusão ou alteração do público alvo, as mudanças serão perdidas.

Após o preenchimento das informações, o usuário deverá clicar em “Salvar” para confirmar a inclusão da meta esperada. Após a inclusão de todas as metas e públicos-alvo, seguindo o mesmo procedimento descrito para a aba de Cronograma de Execução, o usuário deverá clicar em “Salvar” para confirmar a relação de Metas Esperadas do projeto.


Despesas

Na tela seguinte, temos a tela de Cadastro das Despesas. Nesta tela deverão ser cadastradas todas as despesas do projeto. Esta etapa estará disponível somente para projetos com desembolso. Para prosseguir com o cadastro das despesas é necessário ter cadastrado as Etapas do Projeto.

Cada despesa possui um Elemento de Despesa e, para cada elemento de despesa, existem vários itens associados, além de uma fonte.

As Ações Orçamentárias serão disponibilizadas para seleção conforme a(s) Dimensão(ões) do Programa de Gestão selecionadas na aba “Dados do Projeto”.

Os campos numéricos que possuem casas decimais, deverão ser, obrigatoriamente, cadastrados com ponto (.), como demonstrado na figura acima no campo Valor Unit. (R$). Se o valor for preenchido com vírgula (,), o mesmo não será cadastrado e a informação será perdida.

Após o preenchimento de todos os dados da despesa, conforme demonstrado na figura acima, clique no botão “+” Cadastrar para a inclusão ou alteração da despesa. Caso a tela seja abandonada sem a confirmação no botão Salvar as informações incluídas ou alteradas serão perdidas.


Regionalização

Nesta aba é possível cadastrar a Regionalização do projeto, indicando unidades da UNEB parceiras do projeto e quais os municípios baianos beneficiados.

  • ADICIONAR UNIDADE(S) PARCEIRA(S) NO PROJETO: Deverá ser selecionada a opção “Sim” ou “Não” para indicar se existem unidades parceiras da UNEB no projeto. Caso seja selecionado “Sim”, deverão ser indicadas as unidades conforme lista de unidades cadastradas.
  • ADICIONAR MUNICÍPIO(S) BENEFICIADO(S): Deverá ser selecionada a opção “Sim” ou “Não” para indicar se existem municípios baianos beneficiados pelo projeto. Caso seja selecionado “Sim”, deverão ser indicados os municípios beneficiados conforme lista de municípios cadastrados.

Após o preenchimento de todos os dados de regionalização, conforme demonstrado na figura acima, clique no botão “Salvar Alterações”. Caso a tela seja abandonada sem a confirmação no botão Salvar, as informações incluídas ou alteradas serão perdidas.


Instituições Parceiras

Esta aba será disponibilizada para preenchimento sempre que for sinalizado que o projeto possui parceria na aba “Dados do Projeto”. Nesta tela será possível cadastrar as instituições parceiras do projeto.

Ao clicar no botão “+” o usuário poderá cadastrar a instituição parceira, onde deverão ser preenchidos os seguintes campos:

  • Nome: Deverá ser informado o nome completo e sigla da instituição parceira;
  • Tipo de Instituição: Deverá ser selecionado o tipo de instituição conforme opções cadastradas;
  • Modalidades de Apoio: Deverá ser selecionada uma ou mais modalidades de apoio que esta instituição está realizando no projeto.

Após o preenchimento das informações, o usuário deverá clicar em “Salvar” para confirmar a inclusão da instituição parceira. Após a inclusão de todas as instituições parceiras, seguindo o mesmo procedimento descrito para as abas anteriores, o usuário deverá clicar em “Salvar” para confirmar a relação de Instituições Parceiras do projeto.

cadastrarprojeto.txt · Última modificação: 2023/04/13 18:17 por jcmalmeida

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